quarta-feira, 29 de junho de 2011

Demonstração da densidade

A densidade é uma grandeza física, que vem a ser a relação entre a massa de um corpo e o volume que ele ocupa no espaço. Para assimilar melhor a definição de densidade, foi proposto em sala de aula para alunos do turno noturno, da 1ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do CE Estado de Goiás, na disciplina Química, uma demonstração de como os corpos (ou objetos) de algumas substâncias reagem ao serem colocados em contato com a água. Ou seja, se afundam ou bóiam, conforme a sua densidade. 
Como a água tem densidade 1g/cm³, todos os objetos que tenham densidades superiores a esta afundarão, assim como todos que tiverem densidades inferiores à da água irão boiar.
Isso foi feito em clima de descontração e suspense, onde os alunos iam tentando advinhar se os objetos iam afundar ou boiar. Logo após, era conhecida a densidade daquela substância confirmando o resultado esperado.

MATERIAIS KIT DENSIDADE

- Garrafa PET (Politereftalato de Etileno) cortada ao meio
- Garrafa de água mineral
- Água
- Objetos pequenos diversos (Ex: bola de plástico, bola de gude, pedaço de madeira, borracha, pedra, rolha de cortiça, giz de cera, abridor de latinha de alumínio, ímã, chaves de aço, brinco de prata)
- Tabela com as densidades

TABELA DE DENSIDADES

MATERIAL
DENSIDADE (g/cm³)
Água
1
Plástico
0,92
Bola de gude
2,6 a 2,8
Madeira
0,46 a 0,56
Borracha
0,9 a 1,25
Pedra
3
Cortiça
0,32
Giz
1,9 a 2,8
Alumínio
2,7
Ímã
7,4
Aço
7,86
Prata
10,5


 FOTOS DA AULA
Kit Densidade: materiais alternativos e uma
aprendizagem facilitada

Aluna Suzana Resplandes Araújo (1ª Etapa F) colabora
na aula sobre densidade

Alunos fazem anotações sobre o que observaram
durante a demonstração

Um comentário:

  1. eu e minha colega de estudo achamos muito interesante a nosa aula de quimica pois tivemos mais comhecimento sobre os elemetos quimicos e da tabela periodica

    Alunas; Carliane Dantas, Elieth Almeida
    Tuma;1 etp C Noturno.

    ResponderExcluir