quinta-feira, 17 de maio de 2012

MISTURA DE SUBSTÂNCIAS

Textos e fotos: Cida Marconcine

Esta atividade prática foi realizada nas 5 turmas da 1ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Médio, turno noturno, no Centro de Ensino Estado de Goiás (Imperatriz-MA).

Alunos organizados para a atividade prática
Após trabalhar noções básicas sobre misturas homogêneas e heterogêneas, com suas turmas, a  profª Cida Marconcine (Química) orientou esta atividade prática em sala de aula, com 4 grupos, que realizaram 8 tipos diferentes de misturas, com uso de materiais cotidianos, como sal (Cloreto de Sódio), açúcar (Sacarose), Bicarbonato de Sódio, Água, Vinagre (Ácido Acético), óleo vegetal, maisena (Amido de Milho), areia, detergente, copos descartáveis transparentes, colheres, copo dosador, vareta de madeira entre outros.
Materiais do Grupo 1
Materiais do Grupo 2
Materiais do Grupo 3
Materiais do Grupo 4
No decorrer da prática, era visível a motivação e a facilidade com que os alunos realizavam e construíam de forma coletiva o seu aprendizado. Cada grupo socializou com os demais as observações e o resultado das misturas obtidas, classificando conforme orientações dadas pela professora, que ao final tirou dúvidas e confirmou com uso de uma lanterna de celular o efeito Tyndal (desvio da luz, em função da presença de coloides, numa dispersão coloidal), mostrando a diferença entre as misturas homogêneas (Soluções) e as heterogêneas (Dispersão coloidal).

Alunas preparam misturas homogêneas (soluções)
Alunos adicionam detergente líquido à mistura de água e óleo
Aluno adiciona água usando uma pisseta

Temas como acidez estomacal (reação de neutralização com uso de sal básico), uso do bicarbonato como germinicida e detergente para a quebra de gorduras entre outros assuntos acabaram sendo discutidos em sala. Ao final, ainda em grupos, os alunos realizaram uma atividade escrita como forma de avaliação dos resultados alcançados com a aula.
Roteiro da prática realizada em 4 grupos

Atividades a ser feita após a prática

É importante destacar que a Química é uma ciência natural muito presente no nosso cotidiano e que muitos jovens e adultos criam verdadeiros obstáculos em seu aprendizado por acreditar que é uma disciplina difícil e cheia de fórmulas apenas. É preciso quebrar esse paradigma aproximando e contextualizando os conteúdos da realidade do aluno, dando maior significado a este aprendizado.
Professora Cida Marconcine, com alguns de seus alunos 

Veja mais fotos AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário