quinta-feira, 17 de maio de 2012

MISTURA DE SUBSTÂNCIAS

Textos e fotos: Cida Marconcine

Esta atividade prática foi realizada nas 5 turmas da 1ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Médio, turno noturno, no Centro de Ensino Estado de Goiás (Imperatriz-MA).

Alunos organizados para a atividade prática
Após trabalhar noções básicas sobre misturas homogêneas e heterogêneas, com suas turmas, a  profª Cida Marconcine (Química) orientou esta atividade prática em sala de aula, com 4 grupos, que realizaram 8 tipos diferentes de misturas, com uso de materiais cotidianos, como sal (Cloreto de Sódio), açúcar (Sacarose), Bicarbonato de Sódio, Água, Vinagre (Ácido Acético), óleo vegetal, maisena (Amido de Milho), areia, detergente, copos descartáveis transparentes, colheres, copo dosador, vareta de madeira entre outros.
Materiais do Grupo 1
Materiais do Grupo 2
Materiais do Grupo 3
Materiais do Grupo 4
No decorrer da prática, era visível a motivação e a facilidade com que os alunos realizavam e construíam de forma coletiva o seu aprendizado. Cada grupo socializou com os demais as observações e o resultado das misturas obtidas, classificando conforme orientações dadas pela professora, que ao final tirou dúvidas e confirmou com uso de uma lanterna de celular o efeito Tyndal (desvio da luz, em função da presença de coloides, numa dispersão coloidal), mostrando a diferença entre as misturas homogêneas (Soluções) e as heterogêneas (Dispersão coloidal).

Alunas preparam misturas homogêneas (soluções)
Alunos adicionam detergente líquido à mistura de água e óleo
Aluno adiciona água usando uma pisseta

Temas como acidez estomacal (reação de neutralização com uso de sal básico), uso do bicarbonato como germinicida e detergente para a quebra de gorduras entre outros assuntos acabaram sendo discutidos em sala. Ao final, ainda em grupos, os alunos realizaram uma atividade escrita como forma de avaliação dos resultados alcançados com a aula.
Roteiro da prática realizada em 4 grupos

Atividades a ser feita após a prática

É importante destacar que a Química é uma ciência natural muito presente no nosso cotidiano e que muitos jovens e adultos criam verdadeiros obstáculos em seu aprendizado por acreditar que é uma disciplina difícil e cheia de fórmulas apenas. É preciso quebrar esse paradigma aproximando e contextualizando os conteúdos da realidade do aluno, dando maior significado a este aprendizado.
Professora Cida Marconcine, com alguns de seus alunos 

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segunda-feira, 24 de outubro de 2011

TABELA PERIÓDICA: Criatividade e Conhecimento 2

Texto e imagens: Cida Marconcine


Professora Cida Marconcine, com seus alunos
no Laboratório de Informática


Dando continuidade aos estudos sobre Tabela Periódica, a professora Cida Marconcine (Química) organizou para seus alunos momentos de interação e interatividade com uso de recursos tecnológicos para facilitar o conhecimento de seus alunos e alunas, das 1ª Etapas EJA - Ensino Médio (turno noturno), que tiveram a oportunidade de ir para o Laboratório de Informática da Escola para realizar, em grupo, as atividades conforme roteiro abaixo:

1) Acessar  o blog NOSSA QUÍMICA DE CADA DIA  e clicar no menu, na opção TABELA PERIÓDICA
2) Clicar sobre a imagem da Tabela Periódica, percorrendo os links disponibilizados ali
3) Pesquisar de forma livre nas 3 Tabelas Periódicas interativas sugeridas
4) Navegar no texto sobre os elementos químicos essenciais ao equilíbrio nutricional

5) Após as devidas leituras e navegações, realizar os jogos online abaixo


 Nomes e Símbolos dos Elementos Químicos

Imagens e Nomes dos Elementos Químicos

4) Por último, visitar o QUÍMICA: 1ª Etapa EJA, na postagem indicada TABELA PERIÓDICA: CRIATIVIDADE E CONHECIMENTO deixando ali seus comentários sobre o que achou de nossas aulas sobre a Tabela Periódica.
5) Fazer  o download do texto sobre os principais elementos químicos presentes nos alimentos 

Abaixo, algumas fotos deste momento, no Laboratório de Informática do Centro de Ensino Estado de Goiás. Para ver mais fotos, CLIQUE AQUI.







domingo, 23 de outubro de 2011

TABELA PERIÓDICA: Criatividade e conhecimento

Pense o que é unir conhecimentos de Química com criatividade? Pois foi isso que os alunos da 1ª Etapa Ensino Médio EJA (Educação de Jovens e Adultos) do CE Estado de Goias realizaram, durante as aulas de Química, ministradas no turno noturno pela professora Cida Marconcine.

Interação entre alunas durante a atividade de Química

Os alunos tiveram oportunidade de conhecer a classificação dos elementos químicos (Metais, semi-metais ou metalóides, Não-metais ou ametais e Gases Nobres) através da pintura em Tabela Periódica, reconhecendo e compreendendo os símbolos, códigos e nomenclaturas próprias da Química, utilizando cores (conforme seu gosto e preferência) e muita criatividade.
Criatividade sendo demonstrada na pintura da Tabela

Ao final, puderam contemplar o resultado final: não só uma Tabela mais bonita, mas o conhecimento assimilado durante a aula, de forma interativa e produtiva.
Uma das Tabelas produzidas pelos alunos da EJA
A aluna Tayla socializa sua Tabela Periódica

Veja mais fotos AQUI

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Demonstração da densidade

A densidade é uma grandeza física, que vem a ser a relação entre a massa de um corpo e o volume que ele ocupa no espaço. Para assimilar melhor a definição de densidade, foi proposto em sala de aula para alunos do turno noturno, da 1ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do CE Estado de Goiás, na disciplina Química, uma demonstração de como os corpos (ou objetos) de algumas substâncias reagem ao serem colocados em contato com a água. Ou seja, se afundam ou bóiam, conforme a sua densidade. 
Como a água tem densidade 1g/cm³, todos os objetos que tenham densidades superiores a esta afundarão, assim como todos que tiverem densidades inferiores à da água irão boiar.
Isso foi feito em clima de descontração e suspense, onde os alunos iam tentando advinhar se os objetos iam afundar ou boiar. Logo após, era conhecida a densidade daquela substância confirmando o resultado esperado.

MATERIAIS KIT DENSIDADE

- Garrafa PET (Politereftalato de Etileno) cortada ao meio
- Garrafa de água mineral
- Água
- Objetos pequenos diversos (Ex: bola de plástico, bola de gude, pedaço de madeira, borracha, pedra, rolha de cortiça, giz de cera, abridor de latinha de alumínio, ímã, chaves de aço, brinco de prata)
- Tabela com as densidades

TABELA DE DENSIDADES

MATERIAL
DENSIDADE (g/cm³)
Água
1
Plástico
0,92
Bola de gude
2,6 a 2,8
Madeira
0,46 a 0,56
Borracha
0,9 a 1,25
Pedra
3
Cortiça
0,32
Giz
1,9 a 2,8
Alumínio
2,7
Ímã
7,4
Aço
7,86
Prata
10,5


 FOTOS DA AULA
Kit Densidade: materiais alternativos e uma
aprendizagem facilitada

Aluna Suzana Resplandes Araújo (1ª Etapa F) colabora
na aula sobre densidade

Alunos fazem anotações sobre o que observaram
durante a demonstração